n.111 | 2020 – Terra Vista, Terra-mãe: existência grandiosa no campo

Joelson Ferreira de Oliveira

Baixar

Descrição

Este texto resulta da transcrição de uma aula ministrada por Joelson Ferreira de Oliveira, na disciplina Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais: Políticas da Terra, ofertada à graduação da Universidade Federal de Minas Gerais como parte do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais. A luta dos povos originários, a sua relação com a terra, as possibilidades de futuro, a organização social –  Joelson atravessa todas estas questões, cruzando a profundidade da sua experiência e observação com a agilidade e a generosidade de seu pensamento.

Tudo o que a gente está fazendo tem uma longa história. Os povos originários estão aqui nessa terra há mais de dez mil anos. Nós estamos dando continuidade ao que fizeram nossos antepassados. Nada melhor do que honrar nossos antepassados, cuidar do que nos ensinaram para que possamos construir uma nova e futura sociedade. Se não temos passado, não temos presente e, não tendo presente, não teremos futuro. Nós começamos a entender que nossa luta vem da luta histórica dos povos originários. Sem a discussão da terra e do território, não é possível trabalhar a agroecologia.”

Projeto Caderno de Leituras, nº 0699, aprovado no Edital 2017 oriundo da Política de Fomento à Cultura Municipal (Lei nº 11.010/2016).

Coordenação editorial
André Brasil, César Guimarães e Maria Carolina Fenati

Coordenação de arte
Luísa Rabello

Transcrição da aula
Guilherme Brant Drumond

Edição do texto
André Brasil, César Guimarães e Maria Carolina Fenati

Revisão
Clara Delgado

Agosto de 2020