n.106 | 2020 – Dois ensaios breves de Daniel Sada

Daniel Sada

Baixar

Descrição

Esta publicação reúne dois ensaios breves de Daniel Sada: “Assim escrevo” (2010) e “O conto e suas fórmulas” (1998). No primeiro, Sada conta sobre sua forma de escrever – da rotina de escrita às suas preferências estéticas –, é preciso e sagaz, sem no entanto se levar demasiadamente a sério. O segundo é uma espécie de estudo clínico sobre um gênero. O conto está em agonia, e aquilo que o faz sobreviver é também o motivo do seu padecimento: a repetição das antigas fórmulas o mantém respirando, mas sem atrativos, na história da literatura atual (ainda que se encontre, aqui e ali, páginas pelas quais vale a pena continuar a lê-los).

“Na verdade, o único terror verdadeiro que sinto é de cair na solenidade: esse padecimento histórico que caracteriza a literatura mexicana. Todo tipo de impostação não é mais que reflexo de um temperamento complexado. Tampouco caio no extremo da vulgaridade nem na ênfase da expressão desleixada. Repito: meu território estético é concentrado.”
_

“De todos os gêneros, talvez o conto seja o que menos tenha se renovado. Dói dizê-lo, mas a inércia geral se mostra cada vez mais óbvia: ante a falta de perspicácia na própria percepção, centenas de contistas se valem das fórmulas mais buscadas, e aí estão à mão estes ou aqueles receituários reciclados em oficinas, cursos, palestras, seminários e outros, tendo em conta que a obstinação – douta? –, sendo enfática, é também surrada, quando não sabichona. Ainda assim, o gênero, outrora encantador, esconde algumas luzes […].”

Este projeto foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Patrocínio UniBH.
Projeto 0699/2017.

Seleção, tradução e notas
Gabriel Bueno da Costa

Revisão da tradução
Clarissa Xavier

Revisão do português
Flávia Durãis

Projeto gráfico
Rita Davis