Descrição
O texto publicado aqui é o discurso pronunciado pela deputada federal Áurea Carolina no Congresso Nacional, durante a “sessão solene pelos 131 anos da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel”, convocada pelos deputados Eduardo Bolsonaro e Luiz Philippe de Orleans Bragança, no dia 14 de maio de 2019.
“Parem de nos matar. Parem de disparar oitenta tiros contra uma família de pessoas negras. Parem. Parem com o genocídio da população negra, e se manifestem verdadeiramente, sinceramente como aliados e aliadas da luta antirracista. Porque essa busca nós temos. E parem de instrumentalizar pessoas negras, tidas como bibelôs, como objetos para vocalização das suas maldades. Parem de utilizar pessoas negras como porta-vozes do racismo de vocês. Nós já conhecemos essa estratégia há muito tempo. Isso não nos abala, isso não nos atinge, porque é uma velha forma de fazer política. Mas nós estamos aqui sim, generosamente, para buscar a libertação de todas e de todos. Porque a nossa luta é para todos e todas, ou não será. Essa é a sabedoria do terreiro sagrado.”
Clique aqui para assistir ao discurso.
Este projeto foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Fundação Municipal de Cultura. Patrocínio UniBH.
Projeto 0699/2017.