n.102 | 2020 – Psicanálise, feminismo e pós-feminismo

Susana Mabel Maldavsky Burin

Baixar

Descrição

Em “Psicanálise, feminismo e pós-feminismo”, a pesquisadora Susana Mabel Maldavsky Burin observa as mudanças que a teoria feminista contemporânea – ou, em outro termo, o pós-feminismo – promove no campo da psicanálise. As questões elaboradas pelo entrelaçamento entre a prática da clínica psicanalítica e a o debate acerca do gênero rasuram os paradigmas que regem a compreensão dos corpos na política neoliberal. Como desnaturalizar as violências cometidas contra os corpos das mulheres, em diversos níveis, em uma sociedade que naturaliza a capitalização desses mesmos corpos? Como superar a criação de vínculos que objetificam os sujeitos se o desejo se mantém na condição de capital erótico? É preciso investigar em que medida a popularização do debate feminista foi acompanhada pela manutenção de interesses do capitalismo e do patriarcado, como adverte Burin.

“Cabe nos perguntarmos se com a atual consciência pública sobre a necessidade de denunciar e condenar os abusos e as violações sobre os corpos das mulheres, não deveríamos também nos interrogarmos sobre o modo pelo qual essas condutas foram incorporadas pelas próprias mulheres, já que elas mesmas consideram seus corpos como objetos passíveis de reciclagem e de se atribuir um preço? Seria preciso fazer essa reflexão no interior de nosso trabalho como psicanalistas.”

Este projeto foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Patrocínio UniBH. Projeto 0699/2017.

Tradução
Marian Ávila de Lima e Dias e Denílson Soares Cordeiro

Revisão
Bernardo Bethonico

Projeto gráfico
Mateus Acioli

Abril de 2020