Literatura, defesa do atrito

Silvina Rodrigues Lopes

Fora de estoque

Categorias: ,

Descrição

Este livro reúne dez ensaios da pesquisadora portuguesa Silvina Rodrigues Lopes, nos quais a literatura é pensada a partir de alguns de seus temas decisivos, entre eles: o ensaio, a correspondência, o ensino, a citação, a memória, a experiência literária. Como escreve a autora, nestes textos “se questiona a noção de literatura e as condições mínimas de um fazer que não se subordina a valores nem instituições”.

Os ensaios de Silvina Rodrigues Lopes encantam pelo rigor e pela generosidade. A sua escrita dedica-se a conviver com o inescapável — afinal, o que é isso que amamos tanto e a que insistimos em dar o nome de literatura? De que modo a herança, a partilha, a política são pensadas em relação a ela? E faz isso traçando uma trama de referências e relações entre escritores, filósofos e teóricos. Aproximar-se dessas páginas é ser acolhido por este pensamento, e ao mesmo tempo impulsionado por ele a continuar, guiado também pela alegria de pensar.

“Os textos aqui reunidos […] foram escritos, e publicados (excepto “A literatura como experiência”), ao longo de alguns anos e em circunstâncias diferentes. Ao relê-los, e por vezes acrescentá-los, verifiquei que há neles uma preocupação comum – o peso das palavras, aquilo que de “nosso”, do mundo, lhes permite atingirem-nos e desviarem-nos – e um tom, que poderei caracterizar como correspondente a um movimento de paciência e inquietação.” (pág. 11)

Informação adicional

Peso 175 g
Dimensões 14 × 21 × 1,5 cm
ISBN

978-85-66421-01-9

Ano

2022

Encadernação

Brochura

Páginas

176

Edição e preparação de texto
Maria Carolina Fenati

Revisão
Bernardo RB, Andrea Stahel

Desenho de capa
Clarice Panadés

Projeto gráfico
Luísa Rabello

Produção gráfica
Clarice G Lacerda

Você também pode gostar de…